domingo, 2 de setembro de 2012

Um bom motivo para reciclar!!!

Doenças causadas pelos Lixos!


Acúmulo de lixo, futuro do nosso Planeta.

Lixos acumulados causam muitos problemas, inundações, doenças transmitidas por animais que vivem no local, ou pelo apodrecimento do que foi jogado fora.

A leptospirose é um bom exemplo de que o lixo é um exagero da população. Essa doença é transmitida pelos ratos que vivem principalmente em lugares com essas características, outras doenças podem ser causadas por outros animais e insetos, como a barata, mosca Aedes Egipt (transmissora da dengue), moscas, mosquitos, formigas e escorpiões, entre outros.



Leptospirose, doença grave causada pelos ratos.


Esse tipo de doença não é causado apenas por animais e insetos, mas também pelo material jogado fora, como o ferro enferrujado que causa o tétano ao contato com ferida, ou a causando (se previne com vacina).

Pode ainda permitir o desenvolvimento de larvas de mosquitos vetores de doenças como a dengue e a leishmaniose . Além disso, quando os lixões estão localizados próximos a aeroportos, podem atrair pássaros diversos, principalmente urubus, capazes de provocar acidentes aéreos.

O lixo exposto ao ar, atrai inúmeros animais, pequenos ou grandes. Os primeiros a aparecer são as bactérias e os fungos, fazendo seu fantástico papel na natureza. O cheiro da decomposição se alastra com o vento e atrai outros organismos, como baratas, ratos, insetos e urubus, que além de se nutrirem a partir da matéria orgânica presente no lixo, se proliferam, pois o local também lhes oferece abrigo. Estes animais são veiculadores (vetores) de muitas doenças, podendo ser citadas a febre tifoide, a cólera, diversas diarréias, disenteria, tracoma, peste bubônica.




Lixo acumulado, lixão.

Quando o lixo se acumula e permanece por algum tempo em determinado local, começa a ser decomposto por bactérias anaeróbicas, resultando na produção de chorume, que é 10 vezes mais poluente que o esgoto. Isto porque o chorume dissolve substâncias como tintas, resinas e outras substâncias químicas e metais pesados de alta toxicidade, contaminando o solo e impedindo o crescimento das plantas, podendo chegar aos lençóis freáticos em dias chuvosos (pois aumenta a penetração do solo).



Algumas outras doenças:

Febre Tifoide, Cólera, Esquistossomose, Câncer, Intoxicação, alteração do ciclo menstrual, diarreias infecciosas, parasitoses, amebíase

Nenhum comentário:

Postar um comentário